Recursos multimídias e mensagens de envio rápido são ferramentas para alavancar vendas e melhorar o atendimento ao cliente. Por isto, listamos algumas dicas para você criar uma relação mais próxima e efetiva com sua audiência através do Whatsapp:

Alinhe produto ao público alvo

É muito importante que você trace o perfil de suas clientes e direcione a elas produtos com maior potencial de consumo.

Quanto mais informações você puder filtrar sobre seu público, maiores são as chances de conhecer bem seus gostos e manter um relacionamento mais próximo, possibilitando criar estratégias direcionadas e certeiras.

Utilize listas de transmissão ao invés de grupos

Não é interessante utilizar um grupo de WhatsApp para divulgar seu produto, uma vez que você certamente reunirá várias pessoas que não se conhecem e pode gerar certo desconforto em uma comunicação não particular.

Pensando em otimizar sua comunicação, a dica é fazer uso das listas de transmissão, onde você cria a lista, seleciona os contatos de seus cliente e pronto! A conversa com cada usuário ocorre em janela individual e você poderá enviar mídias, divulgar novos produtos e anunciar promoções.

Crie uma comunicação em etapas

Você terá pela frente uma gama de potenciais consumidores nos mais variados estágios. Alguns serão clientes que terão um primeiro contato, outros vindos de indicações de conhecidos seus e, ainda, os já habituados que mantém contato frequente.

Cada um destes três estágios merece uma abordagem específica, respeitando suas particularidades e o momento da relação de negócio. Acertar no estágio de comunicação aumenta a chance de o cliente ser melhor compreendido e sinta-se confiante em realizar a compra.

Ofereça conteúdo

Focar na negociação a todo custo pode acabar afastando suas chances de bom resultado. Tendo isto em mente, invista no envio de dicas relacionadas aos produtos que você vende. Por exemplo: “como fazer a limpeza de suas semijoias em casa sem danificar suas peças”.

Tanto em formato de texto quanto em vídeo, vai ajudar bastante no engajamento dos seus clientes e, se ela tiver algum valor ao usuário, talvez seja um fator decisivo na hora de fechar negócio ao escolher você e não a concorrência.

Feedback

Seu relacionamento com seus clientes não termina quando a venda é concretizada. É imprescindível que você busque um retorno sobre seu atendimento e seus produtos.

Esta é uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento do seu trabalho e é uma atitude que mostra consideração e respeito por quem consome seu produto, estreitando suas relações e gerando confiança para compras futuras.